Você sabe como funcionam e para que serve o anel de fixação? Sendo assim, entenda melhor a importância desse componente.
Em um automóvel, diversos componentes são necessários para garantir sua estabilidade, segurança e desempenho. São parafusos, arruelas, buchas, molas e engrenagens que trabalham em conjunto em diversas partes do veículo. Uma dessas peças indispensáveis é o anel de fixação, ainda mais importante para o eixo em automóveis.
Neste artigo, você vai entender melhor a função dessa estrutura e como garantir seu bom desempenho na máquina.
O que é o anel de fixação?
O anel de fixação é uma estrutura de metal que pode ser presa a porcas e arruelas. Ele possui diversos pontos de fixação, que variam em número conforme o tipo de fixação desejado e o tamanho do anel. Esse anel também pode ser preso por meio de rebites, que apresentam diferentes formatos na cabeça (redondas estreitas e largas, cilíndricos, panelas ou calotas).
A forma como é feita a fixação vai definir se ela é temporária ou permanente. Por isso, é preciso definir o tipo de anel de fixação conforme os objetivos do projeto. Se for utilizada uma peça inadequada, podem ocorrer problemas ou resultados indesejados. Nesse caso, a manutenção da peça também é impactada.
O anel de fixação tem uma característica importante para as peças: sua capacidade de transmitir o torque. Torque é um fenômeno físico que consiste na força efetiva que incide sobre um objetivo. No caso do anel de fixação, o torque se refere à sua função de fixar elementos, conforme sua função.
Quais as vantagens
Os anéis de fiação estão disponíveis em diversos tipos, assim podem ser direcionados para muitas aplicações. Dessa forma, o número de campinas possíveis é bastante amplo.
Além disso, são de custos bastante reduzidos. São facilmente montáveis, bastando apertar alguns parafusos, e seu alinhamento também é facilitado. Da mesma maneira, dependendo do tipo de fixação, também são de fácil desmontagem, proporcionando uma manutenção mais fácil dos componentes em que está instalado.
Apesar de ser um mecanismo simples, apresenta alta resistência, com uma fixação uniforme ao longo de todo o anel. Também funciona como uma proteção de sobrecargas, pois o anel desliza sobre o eixo, evitando a quebra de componentes do equipamento. Sem falar que auxilia na transmissão de torque livre de folgas.
Qual sua importância em um eixo de automóvel?
Os anéis de fixação são muito importantes quando aplicados em um eixo em automóveis. Eles servem para fixar as peças do eixo cardan e, por isso, recebem a força de torque. Nesse caso, são componentes que facilitam a manutenção do sistema de suspensão e garantem maior segurança ao conjunto.
Uma vez que estão atreladas a um sistema tão importante do veículo, é fundamental que a produção dessa peça tenha uma montagem eficiente e de qualidade.
Por isso, conte sempre com uma empresa renomada e reconhecida no mercado para produzir um anel de fixação resistente, sob medida e de alta performance.
A Leax do Brasil é uma das maiores fornecedoras de peças e processos de produção para linhas de montagem de automóveis, leves e pesados. Então, conheça melhor tudo que a Leax do Brasil pode fazer pelos seus projetos!
Deixar um comentário