Você sabe o que é o eixo cardan? Esse componente mecânico desempenha um importante papel no sistema de transmissão. No entanto, para seu bom funcionamento, o mecanismo precisa estar em perfeitas condições.

Por isso, preparamos este post para ajudá-lo a entender melhor o que é o eixo cardan, como ele funciona e qual a importância das manutenções preventivas. Confira!

O que é e como funciona o eixo cardan?

O eixo cardan é um componente que transmite a energia motriz do motor para o eixo preferencial e em seguida para as rodas. Sendo assim, é um sistema utilizado em caminhões, motos, carros e veículos de motor dianteiro e tração traseira.

Como o eixo cardan funciona?

Seu funcionamento difere dependendo do veículo;

  • caminhões e ônibus: como são veículos grandes, utilizam mais de um eixo cardan;
  • veículos 4×4: transmitem a força do motor para as rodas traseiras e dianteiras;
  • motos: substitui a corrente de transmissão, de modo que o sistema fica mais silencioso.

O eixo cardan é composto por diversos componentes, como luvas, ponteiras, tubo, cruzeta, garfo e flange. Dessa forma, todo esse conjunto bastante articulável que é instalado ao longo da parte inferior do veículo, do motor ao diferencial das rodas, permite uma variação de ângulo que garante um deslocamento mais estável.

Por que investir na manutenção preventiva?

O eixo cardan é composto de peças bastante resistentes, mas não está livre do desgaste e até pode quebrar. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para não acelerar essa deterioração. 

Por exemplo, é importante evitar sujeitar o veículo a cargas mais elevadas do que ele foi projetado a suportar. Em casos de uso prolongado, é necessário aplicar uma adequada manutenção e lubrificação.

Que sinais indicam ser necessário fazer uma manutenção?

Existem pelo menos três diferentes indicações que devem levar você a buscar uma ajuda técnica.

Vibrações no eixo

Com a falta de um balanceamento correto, o eixo cardan pode apresentar algumas vibrações. Mas esse sinal também pode ser indicativo de desgaste na peça ou falhas na fabricação da peça. Outro problema que pode gerar a vibração é o empenamento do tubo do cardan. Nesse caso, é necessário desempenhar e fazer o balanceamento. Em toda situação, leve o veículo a um mecânico.

Ruídos

Esse eixo foi projetado para funcionar de forma silenciosa. Assim, se você escutar ruídos, pode ser que haja algum problema. Esse problema pode ser uma folga, por exemplo. Um profissional saberá fazer a revisão para determinar a causa do ruído.

Folgas

As faltas também indicam necessidade de manutenção. Elas podem ser geradas por diversos motivos. Por exemplo, a falta de lubrificação adequada, mau uso do veículo (como a sobrecarga), falta de limpeza ou má instalação.

É fácil verificar essa folga. Basta segurar o eixo com as mãos e tentar movimentá-lo para cima e para baixo. Se houver algum sinal de batimento ou folga, já é um indicativo de que é necessário fazer uma manutenção.

A manutenção do eixo cardan é muito importante. Além de comprometer o funcionamento do veículo, a quebra dessa peça pode gerar danos em outros componentes, o que encarece ainda mais seu conserto.

Gostou das nossas dicas? Então confira nosso blog e veja outros conteúdos que preparamos para você!