A gestão de operação tem um papel fundamental nos resultados da indústria. Então, confira as 6 dicas que separamos para você aprimorar seus processos nessa área.
Uma das chaves para aumentar a produtividade e os lucros da empresa é garantir que os processos industriais estejam em dia e alinhados com a gestão de operação/produção. Isso porque é esse setor que faz o produto principal da indústria, que será entregue ao cliente. Logo, é fundamental que os gestores busquem formas de aprimorar os processos e assim, garantir os melhores resultados.
Reunimos neste post as melhores dicas para você implementar melhorias na sua linha de produção. Então, entenda como alcançar o máximo de sua eficiência operacional!
1. Construa um conhecimento geral da indústria
Quando falamos em conhecimento geral da indústria, nos referimos a tudo o que esteja ligado aos produtos e serviços:
- O que será produzido?
- Qual o volume de produção?
- Como será feita a produção?
- Que força de trabalho é necessária para as operações?
- Quais os custos?
- Qual o retorno esperado?
Outro aspecto sobre o qual o gestor precisa ter um conhecimento amplo é o gerenciamento de estoque. Dessa forma, com um planejamento de produção adequado e sistemas integrados de gestão, é possível controlar o estoque com maior eficiência, tendo uma visão ampla do que a indústria tem à disposição e quais as futuras demandas.
É preciso buscar informações também fora dos muros da empresa. Por isso, dificilmente a manufatura vai ter uma quantidade exata das vendas futuras. Porém, é preciso estabelecer uma estimativa de vendas, o que pode ser feito com base no histórico e nas tendências do mercado.
2. A gestão de operação fica por dentro das tecnologias do seu setor
Indústria e tecnologia andam de mãos dadas. Aliás, a indústria sempre foi um dos importantes pilares para a inovação tecnológica. Sendo assim, existe uma evolução constante no setor, e os gestores da empresa de manufatura precisam ficar atentos a inovações que possam otimizar seus processos de produção. Então, isso inclui:
- softwares de gestão de dados e automatização;
- máquinas mais modernas;
- integração de processos.
3. Estabeleça metas para a melhoria da gestão de operação
Ter objetivos bem definidos para o setor produtivo é um dos motores mais importantes para impulsionar a melhoria de processos. Por isso, conte com metas específicas para:
- adequar prazos;
- gerenciar mão de obra;
- ajustar o volume de produção.
4. Descentralize processos
Centralizar responsabilidades e funções pode dar uma sensação de controle e segurança para o gestor, mas essa ideia não é produtiva. Por outro lado, ao descentralizar os trabalhos, a empresa consegue:
- reduzir a carga de trabalho dos seus profissionais;
- dar maior autonomia às equipes;
- aprimorar a organização da empresa;
- especializar a mão de obra.
5. Aplique técnicas de monitoramento de performance
Os indicadores fazem toda a diferença na busca de melhorias. Afinal, não é possível aprimorar aquilo que você não conhece. Então, crie métricas que revelem de forma objetiva o que está acontecendo dentro da empresa. Monitore de perto esses números e sempre compare os indicadores de produção e vendas atuais com o histórico para ter uma base da evolução ao longo do tempo.
6. Cuide da gestão de fornecedores
Os fornecedores são um elemento crítico na gestão de operações da indústria. Quando a manufatura enfrenta problemas de atrasos ou insumos de má qualidade, todos os processos de produção são impactados negativamente. Por isso, é importante buscar parceiros com alto nível de confiabilidade e experiência no mercado.
A LEAX é uma das fornecedoras de maior relevância no mercado mundial. Sendo assim, com alta expertise na indústria automotiva, fornece peças, como EIXO CARDAN para veículos (principalmente de médio e grande porte), e terceiriza processos de produção, com eficiência e qualidade. Dessa forma, nosso objetivo é contribuir para o aprimoramento na sua gestão de operação.
Conheça melhor tudo que a LEAX do Brasil pode fazer pela sua empresa!
Deixar um comentário