A Indústria 4.0 é a nova revolução manufatureira. Neste artigo, você vai entender melhor esse conceito e conhecer melhor as vantagens dessa evolução!

Quarta Revolução Industrial, Manufatura Avançada e Indústria 4.0 são três termos que se referem a uma alta evolução tecnológica nos meios de produção que tem impactado significativamente os resultados da indústria. Dessa forma, apesar da grande disseminação do tema, segundo um estudo da Fiesp, 32% das empresas ainda desconhecem o conceito.

Nessa indústria do futuro — uma realidade já presente em muitas organizações no mundo inteiro —, digital, físico e biológico se misturam para gerar soluções inovadoras e seguras nas indústrias.

Entenda melhor esse conceito e saiba que vantagens é possível obter com a Indústria 4.0!

O que é a Indústria 4.0?

Também conhecida como Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 consiste em um conjunto de tecnologias avançadas, como cloud computing, internet das coisas, inteligência artificial (IA) e robótica, aplicadas aos meios de produção.

Assim, estamos falando da digitalização da manufatura, mas isso vai além da própria adoção de tecnologias, trata-se também de um novo modelo de negócio, em que os resultados e os dados obtidos são exponencialmente maiores do que era possível anos atrás.

Essas tecnologias podem ser aplicadas na manufatura de diferentes maneiras. Por exemplo, diversos sensores podem ser conectados às máquinas para compartilhar dados em tempo real sobre as condições de funcionamento, produtividade e desempenho de cada equipamento. Além disso, esses dados também podem ser utilizados para planejar serviços de manutenção preditiva, garantindo a melhor performance sempre.

Com tudo conectado conforme o conceito da Internet das Coisas, é possível até mesmo alterar remotamente a configuração das máquinas conforme a necessidade e demanda. Com a combinação de softwares, computação em nuvem, robôs autônomos e dispositivos inteligentes, as possibilidades são inimagináveis.

Como surgiu esse conceito?

Os meios de produção sempre evoluíram ao longo da história humana. Sendo assim, o objetivo sempre foi aprimorar os resultados da indústria, aumentando o rendimento e o desempenho. Assim, essas evoluções são categorizadas como revoluções:

  • Primeira Revolução Industrial: a criação da máquina a vapor no século XVIII;
  • Segunda Revolução Industrial: uso da eletricidade na produção em grande quantidade no início no século XX;
  • Terceira Revolução Industrial: adoção da computação na manufatura após a Segunda Guerra Mundial;
  • e agora a Quarta Revolução Industrial: implementação de tecnologias digitais e dispositivos inteligentes.

Quais as vantagens dessas tecnologias?

A Indústria 4.0 vai além da mecanização dos processos fabris. Dessa forma, é possível automatizar os processos não somente operacionais, mas também estratégicos, com sistemas que podem tomar decisões de forma autônoma e gerar um alto volume de dados.

Esses dados servem de base para a tomada de decisões que trazem uma vantagem competitiva significativa para as empresas. Assim, podemos destacar diversas vantagens dessa Indústria 4.0:

  • criação de modelos de negócios que ajudam a suprir novas necessidades da população e abrir novos mercados, aquecendo a economia;
  • produtos e serviços de maior qualidade;
  • redução de falhas;
  • redução de custos na produção;
  • maior segurança;
  • surgimento de novas profissões e necessidade de novas habilidades;
  • maior competitividade no mercado.

Para avançar em direção à Indústria 4.0, necessita-se de pesquisa e investimento em recursos tecnológicos e humanos. Como vimos, é mais que adotar soluções inovadoras, mas também uma mudança no próprio modelo do negócio. Afinal, esse é o caminho para o futuro da indústria!

Gostou do nosso conteúdo? Então, acesse nosso blog e confira nossas postagens. Aproveite para ficar por dentro da inovação que acontece na indústria!