Garantir os prazos de entrega pode ser um grande desafio para a indústria. Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar. Confira!
O grande volume de produção e o curto prazo de entregas se tornam fatores desafiadores para a indústria. Os atrasos decorrentes de problemas em diferentes etapas da produção geram prejuízos às empresas, tanto financeiro, quanto à imagem do negócio.
Pensando nisso, separamos algumas práticas que podem contribuir para o bom andamento dos processos produtivos e a pontualidade nas entregas. Então, continue a leitura e saiba mais!
Por que dar atenção ao cumprimento de prazos de entrega?
Quando a fábrica não dá atenção aos prazos de entrega, diversos problemas podem surgir. O primeiro deles é a falta de confiabilidade. Dessa forma, mesmo que haja outras vantagens envolvidas, clientes e parceiros desejam ter seus pedidos atendidos no tempo combinado.
Além dos mais, os atrasos podem gerar perdas financeiras envolvendo desperdício de materiais, multas e até quebra de contratos. Por isso, vamos destacar algumas das melhores práticas que podem ajudar a assegurar uma entrega pontual.
Como cumprir os prazos de entrega?
Existem alguns ajustes e implementações dentro da indústria, do planejamento de produto à entrega, que podem ser feitos para garantir a pontualidade nas entregas. Veja só!
Ter uma boa engenharia do produto
Os processos de fabricação precisam ser roteirizados desde o projeto. Afinal, sua idealização precisa levar em conta os diversos passos necessários para sua construção no chão de fábrica. Assim, boas técnicas serão empregadas, considerando cada fase da produção. Sendo assim, será possível também ter um controle maior sobre a qualidade e a quantidade produzida, para que a demanda seja atendida.
Saber qual a demanda da indústria
O volume de produção precisa ser adequado à demanda do mercado. Afinal, produzir demais e deixar em estoque pode não ser uma boa ideia, uma vez que representaria um ativo de baixa liquidez.
Registrar a produção realizada
Uma boa gestão da produção precisa ter um controle preciso do que é necessário produzir e qual a matéria-prima necessária em cada etapa. Quando não há um bom registro, aumenta o risco de faltar insumos ou deixar materiais parados que poderiam gerar desperdícios.
Levante dados sobre seu chão de fábrica
Você precisa conhecer de perto todo o processo produtivo. Levantar informações sobre mão de obra, insumos, produtos e tecnologias é indispensável para entender sua capacidade produtiva. Além disso, fica mais fácil entender como está o desempenho dos seus processos de produção e identificar falhas e deficiências.
Tomar decisões baseadas em dados
Após reunir todos os dados, é preciso tomar decisões estratégicas com base nos indicadores computados. Falhas constantes podem apontar para a necessidade de mais treinamento da mão de obra, substituição de máquinas ou mesmo adoção de novas tecnologias.
Ter bons fornecedores de terceirização ajuda nos prazos de entrega
Os fornecedores são um elemento importante para garantir que os prazos de entrega sejam cumpridos. Na falta de insumos ou de peças de reposição, por exemplo, toda a produção pode parar.
Para acelerar a linha de montagem e melhorar as entregas dentro de prazos, a fábrica pode terceirizar a manufatura de algumas peças e processos, como a usinagem, ampliando sua capacidade produtiva.
Garantir os prazos de entrega é essencial para manter a competitividade da empresa. Ela se torna confiável e promove o crescimento do negócio.
Sabia que a Leax do Brasil pode ser seu parceiro para continuar com a qualidade da sua produção? Então, conheça nossos serviços e saiba o que podemos fazer por você!
Deixar um comentário