Já ouviu falar no freio eletromagnético? Entenda melhor como funciona e suas aplicações!

O freio eletromagnético é um dispositivo utilizado em diferentes tipos de equipamentos e veículos. Como o nome sugere, seu objetivo é interromper o funcionamento da máquina por meio de um tipo de sistema de frenagem. 

Por isso, suas aplicações são muito variadas e contribuem para proporcionar um sistema de frenagem eficiente e ainda garantir a integridade dos equipamentos.

Neste artigo, vamos explicar o funcionamento do freio magnético, suas aplicações e suas diversas vantagens práticas! Continue a leitura e saiba mais.

O que é um freio eletromagnético?

O freio eletromagnético é um sistema que tem por objetivo frear a rotação de uma máquina ou um equipamento, a fim de interromper seu funcionamento de forma correta. Ele funciona como um freio de segurança, que pode ser acionado caso haja uma falta de energia. Com a interrupção, evitam-se danos ao equipamento.

Os sistemas eletromagnéticos, como a nomenclatura revela, faz uma combinação entre a eletricidade e o magnetismo. O mecanismo é simples: com a interrupção do campo magnético, a mola de compressão pressiona a pastilha e o disco, travando o eixo do motor. Isso ocorre de maneira muito rápida.

Esse mesmo princípio pode ser aplicado para frear motores, rodas ou qualquer peça em movimento que possa ser travada mecanicamente.

Quais as principais aplicações do sistema de freio magnético?

A tecnologia, apesar de simples, pode ser aplicada nas mais variadas áreas. No setor industrial, pode ser usada em prensas de fabricação de pneus, embaladeiras, motofreios, pórticos, máquinas motorizadas etc, tanto em corrente contínua, quanto em corrente alternada.

Também pode ser usado em cadeiras de rodas, por exemplo, travando-as em rampas ou em outros declives. Nesse caso, o mecanismo pode ser ativado automaticamente sempre que a cadeira interrompe o movimento. Assim, funciona como um freio de segurança que garante a integridade do cadeirante.

Quais são os seus benefícios?

As vantagens de um freio eletromagnético são muitas. Em primeiro lugar, esse sistema é feito a partir de materiais de alta durabilidade. Por isso, o custo de manutenção é reduzido. Além disso, é possível contar com um excelente desempenho de um mecanismo confiável e eficiente.

Ainda, como vimos, é um sistema bastante versátil, que pode ser aplicado de diversas formas. O sistema apresenta grande resistência a altas frequências de acionamento. Isso sem dúvida proporciona maior segurança e confiabilidade, além de durabilidade mesmo no longo prazo

Quando bem implementado, pode contribuir para a durabilidade e a integridade das máquinas em sistemas motorizados. Por exemplo, quando falta energia, pode automaticamente ser acionado. Isso interrompe o funcionamento da máquina ou equipamento, pois o sistema eletromagnético é imediatamente ativado após a falha.

Normalmente, quando pensamos em sistemas de frenagem, nos remetemos diretamente ao setor automotivo. Mas os freios eletromagnéticos são um dos mecanismos que também podem ser adotados em outras áreas com bastante versatilidade, gerando vantagens expressivas.

A LEAX do Brasil é uma referência nacional quando o assunto é a fabricação de peças e terceirização de processos de produção. Afinal, nós podemos contar com materiais de qualidade, de alta confiabilidade. Então, conheça melhor tudo que a Leax do Brasil pode fazer!