Já se perguntou sobre a importância do amortecedor e como atua em conjunto com o eixo cardan? Então, entenda melhor essa relação!
O sistema de suspensão tem funções fundamentais para a segurança e o conforto na condução do veículo. Dentro desse mecanismo, o amortecedor é um dos principais elementos. Neste artigo, vamos explicar melhor a função dos amortecedores, sua importância dentro do sistema e como eles estão relacionados ao eixo cardan. Continue a leitura saiba mais!
O que é e qual a função do amortecedor?
O amortecedor é uma peça formada por dois tubos encaixados um dentro do outro com fixadores internos. É a parte principal do sistema de suspensão do carro, e é composto por muitas outras peças, como haste, pistão, válvula de passe e válvula de pistão.
O nome é autoexplicativo: ele amortece os impactos gerados pelos desníveis e manobras feitas pelo veículo. Para isso, o amortecedor age de duas formas básicas:
- mantém o contato dos pneus com o solo;
- controla a abertura e o fechamento das molas.
Quando em bom funcionamento, proporciona maior estabilidade, conforto e segurança ao veículo. Na verdade, a qualidade do componente é um dos elementos que mais contribuem para a boa dirigibilidade. Dessa forma, em conjunto com o sistema de suspensão, ajuda na redução da fadiga do motorista, especialmente em máquinas pesadas.
Como o sistema de suspensão e amortecimento está ligado ao eixo cardan?
O eixo cardan é um componente responsável por transferir a força do motor para o diferencial e, por fim, às rodas. O bom desempenho dos amortecedores não seria possível sem o papel desempenhado pelo cardan. Mas, como assim?
Acontece que o eixo cardan é composto por um conjunto de peças bem articuladas para garantir que a força motriz seja transmitida até as rodas independentemente da variação do ângulo entre o motor e o diferencial. Sendo assim, todo esse mecanismo articulado formado pelo diferencial, pelo eixo cardan e o sistema de suspensão trabalha em consonância para proporcionar uma melhor experiência na condução do veículo.
Em veículos pesados, o sistema precisa ser ainda mais eficiente devido à alta demanda de carga. Por isso, exatamente por causa da extensão do veículo, é necessário contar com diversos conjuntos de eixos cardans. Proporcionalmente, os amortecedores também necessitam de um sistema mais robusto para garantir a segurança e boa dirigibilidade ao motorista.
Como manter a conservação de amortecedores de veículos pesados?
Para manter o sistema de amortecedor e eixo cardan em boa conservação e assim evitar comprometer a segurança e o conforto na condução do veículo, é fundamental tomar alguns cuidados básicos, como:
- alinhar a direção: o alinhamento permite que o contato do solo ocorra por igual em todos os pneus;
- evitar excesso de carga: sobrecarregar o veículo além da sua capacidade pode comprometer a conservação do amortecedor. Por isso, além de evitar quilos a mais, tente distribuir a carga de modo uniforme para não sobrecarregar os amortecedores;
- calibrar os pneus com frequência;
- ficar atento ao tempo e aos sinais de troca: ao escutar ruídos, observar vazamentos de óleo ou muito balanço quando freia ou em buracos;
- evitar buracos e dar atenção a lombadas: obviamente esses obstáculos são problemas para os amortecedores. Se os buracos forem inevitáveis, passe a uma velocidade segura.
O amortecedor tem uma função primordial no veículo, mas é necessário cuidar da manutenção dos componentes e contar com peças de qualidade para garantir o melhor desempenho possível do conjunto.
A LEAX do Brasil é uma das principais fornecedoras de peças e processos de produção direcionadas a linhas de produção, tanto para veículos leves quanto para pesados. Então, conheça melhor tudo que a Leax do Brasil pode fazer!
Deixar um comentário