Sabe como funciona e quais as aplicações da solda por fricção? Então, conheça a técnica e suas vantagens!

A solda por fricção (FSW) é uma tecnologia de soldagem que gera muitas vantagens para diferentes indústrias. Além de ser um processo simples, fornece boas propriedades mecânicas de alta resistência aos componentes, com juntas sem poros ou vazamentos. É ideal alta demanda e processos de automação.

Quer saber mais sobre quais as principais aplicações dessa técnica? Sendo assim, é sobre isso que vamos abordar neste artigo. Além disso, saiba também quais as recomendações para garantir qualidade no processo.

O que é solda por fricção (FSW)?

A solda por fricção é uma técnica de soldagem de componentes que exigem uma alta resistência à estanqueidade e compressão. Dessa forma, é possível produzir componentes de painéis mais largos, como laterais de trens, perfis de alumínio e tetos.

O processo consiste na união das peças em estado sólido utilizando uma ferramenta rotativa que gera pressão e calor na área da junta. Sendo assim, a temperatura na superfície pode chegar a 500° C em menos de um segundo. Por isso, ocalor gerado, que não chega ao ponto de fusão, é o suficiente para tornar o metal maleável para fundi-lo a outros componentes.

Quais as principais aplicações do processo de soldagem por fricção?

A solda por fricção apresenta uma aplicabilidade muito ampla em diferentes indústrias que usam o metal como matéria-prima.

Construção de navios

Na prática inicial, o FSW foi utilizado para soldar placas de alumínio em barcos de pesca. Então, essa técnica é utilizada na indústria naval até hoje, tanto no corpo quanto no casco de navios, na soldagem de painéis de congelador de alumínio.

Indústria aeroespacial

Nesse campo, a solda por fricção é utilizada em tanques de combustível de naves espaciais que armazenam oxigênio criogênico. Sendo assim, a função é prender as cúpulas do cilindro desses tanques. Um exemplo de uso foi dado pela Boeing no Módulo Interstage de um foguete Delta II, que decolou com sucesso em 1999.

Essa mesma técnica também é usada em componentes da fuselagem de aeronaves, permitindo estruturas mais leves do que alternativas que utilizam parafusos ou rebites.

Construção de trens

Em ferrovias, a solda por fricção é utilizada em perfis ocos e extrusões de reforço em T na construção de trens de alta performance.

Indústria automotiva

Em fábricas de automóveis, o alumínio é aproveitado em diversos componentes dos veículos. O uso da soldagem por fricção é utilizado em especial na preparação de chassis dos carros.

Observa-se que cada vez mais o FSW no setor automotivo tem substituído a soldagem a laser, devido a diversas vantagens no chão de fábrica, alguns desses ganhos incluem a não emissão de fumaça, radiação ou faíscas. Assim, todos os processos de fabricação se tornam mais seguros, eficientes, silenciosos e ecológicos.

Como manter a qualidade do processo?

Para garantir a qualidade do processo de FSW, é preciso dar atenção a alguns detalhes. Por exemplo, deve-se evitar a distribuição irregular de temperatura. Para isso, os operadores precisam controlar as variáveis que interferem no calor, como velocidade de rotação, força axial e pressão. Por isso, é necessário manter um padrão rigoroso nos processos de produção.

O método de solda por fricção, como vimos, marca presença em diferentes indústrias que utilizam o alumínio. É um processo que gera mais qualidade, resistência e sustentabilidade às fábricas.

Quero saber mais sobre métodos de produção eficientes. Então, conheça melhor tudo que a LEAX do Brasil pode fazer pelo seu negócio!