A automação na indústria automobilística traz diversas vantagens aos processos de produção de veículos. Entenda melhor o funcionamento e os impactos!
A automação industrial consiste na implementação de diferentes sistemas de controle para gerenciar e executar as operações sem uma intervenção constante da mão de obra humana. Tudo ocorre de modo automático para promover maior desempenho, agilidade e eficiência. Afinal, a automação na indústria automobilística já é uma realidade há várias décadas, e a inovação não para.
As indústrias brasileiras investem cada vez mais na automação. Com isso, melhoram seus resultados e ganham em produtividade e vantagem comercial. No setor automobilístico não é diferente. Diferentes setores da indústria de automóveis têm demonstrado preocupação com as inovações, impactando de modo muito positivo a produção dos veículos.
Como funciona a automação na indústria automobilística?
Desde 1913, com a Ford Motor Company, a automação passou a ser uma realidade na linha de montagem de veículos. Assim, na manufatura, a indústria automobilística foi pioneira em implementar essas novas tecnologias.
Deu para perceber que a história da automação industrial não é recente, e hoje os dispositivos de automação na indústria automobilística estão presentes em cada canto do chão da fábrica, desde a montagem até os setores administrativos. Então, algumas dessas tecnologias incluem:
- robôs customizados (RPA): máquinas inteligentes se responsabilizam por diversas atividades repetitivas e de risco na montagem de veículos e no gerenciamento de dados, como preenchimento de planilhas, comunicação com fornecedores, envio de e-mails e soldagem de veículos;
- Internet de coisas (IoT): trata-se do uso de dispositivos inteligentes conectados à rede que compartilham informações para automatizar algumas atividades e fornecer dados à gestão. Na Indústria 4.0 do setor automobilístico, os dispositivos IoT são usados, por exemplo, para coletar dados do veículo e transmitir ao condutor por meio de um software.
Quais os benefícios da automação da indústria automobilística?
Com décadas de história, a automação na produção de veículos aumentou a produtividade na linha de montagem. Por isso, um carro que antes demandava uma equipe de profissionais para ser concluído poderia agora ser produzido muito mais rápido em um sistema automatizado. Dessa forma, o tempo de montagem chegou a reduzir de 12 horas por carro para algo em torno de 1,5 hora.
De lá para cá, muitas inovações foram implementadas e novos recursos surgiram para enriquecer ainda mais a linha de montagem das fábricas. Então, vamos comentar algumas dessas vantagens!
Menos custos operacionais
O uso da automação na indústria automobilística gera economia por diversos motivos. POr exemplo:
- o tempo para a montagem de um veículo diminui, permitindo produzir mais unidades em menos tempo;
- com mais dados disponíveis em tempo real, é possível realizar testes virtuais que evitam falhas;
- reduzem-se também o consumo de energia e água;
- a demanda por mão de obra é menor.
Mais segurança
Com a automação, menos pessoas são necessárias na linha de montagem, reduzindo os acidentes. Além disso, as máquinas podem assumir tarefas perigosas no lugar de humanos, evitando sujeitar o operário a riscos desnecessários.
Redução de falhas
A intervenção humana está muito mais sujeita a falhas do que a automação. Sendo assim, os sistemas são programados para reproduzir com perfeição cada etapa da linha de montagem. Assim, tudo é executado em condições ideais para garantir os melhores resultados.
A automação na indústria automobilística avançou em escalas inimagináveis. Inovações não deixam de surgir todos os anos no setor, garantindo veículos mais seguros e operações mais ágeis e com um custo menor.
A LEAX do Brasil é parceira da indústria automobilística, fornecendo peças de qualidade para veículos leves e pesados. Então, quer saber o que podemos fazer? Acesse nosso site e confira nossos serviços!
Deixar um comentário