O setor automotivo não para de evoluir. Por isso, listamos as principais tendências na indústria automobilística que já são realidade e que você deve conhecer!
Os primeiros 4 meses de 2021 representaram um crescimento de 14,5% em relação ao período anterior nas vendas de automóveis. Esse resultado reflete uma importante retomada no setor. Para ainda mais além dos números alcançados no pós-pandemia, as tendências na indústria automobilística são muito animadoras e revelam que existe muita margem para crescimento e inovação.
Neste post, reunimos as principais tecnologias que estão revolucionando a indústria de automóveis. Entenda como elas impactam a fabricação de peças e veículos e o que isso representa para o consumidor final!
Inserção da Inteligência Artificial (AI)
Os robôs já são uma realidade na automação da maior parte das tarefas na indústria automotiva. Este é o setor mais robotizado da indústria. No entanto, a tendência é que deixem de fazer apenas tarefas “operacionais” e se tornem responsáveis por entregar dados em sistemas e planilhas, enviar e-mails e aprimorar o processo de comunicação.
A AI já contribui formalmente no Lean Manufacturing, otimizando a produtividade. A Audi, por exemplo, testa sistemas baseados na Inteligência Artificial por meio de câmeras para detectar pequenas falhas na chapa de metal. Além disso, os dados levantados podem dar suporte à tomada de decisões — um dos seus principais usos da tecnologia.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas também está muito relacionada à AI. Os diversos dispositivos inteligentes, como chips, sensores, softwares e microcomputadores, podem ser instalados nos veículos para que extraiam informações mais precisas ao motorista em tempo real e até remotamente. Assim, é possível ser alertado sobre a hora certa de abastecer, troca de óleo ou substituição de peças específicas do veículo.
Fim do motor à combustão
Carros elétricos já são uma realidade, e eles estão evoluindo para se tornarem populares e substituírem o motor à combustão. Vemos no mercado o lançamento de veículos com baterias com uma autonomia cada vez maior, permitindo viagens mais longas com menos paradas. Algumas estimativas chegam a apontar o fim do motor à combustão daqui a 20 ou 30 anos.
Chegada dos carros autônomos
Um carro guiado por computador sem a necessidade de um motorista pode parecer coisa do futuro, mas a tecnologia já existe em projetos bem adiantados. A ideia é criar veículos mais seguros, econômicos e que proporcionem mais comodidade ao usuário.
Uso das tecnologias e da conectividade do projeto à gestão de processos
A alta conectividade por meio da IoT, a análise de dados por meio da AI e as tecnologias de automação permitem um nível de gestão muito avançado em processos da indústria automobilística. Por isso, o uso de sistemas de gestão integrados são cada vez mais importantes para o controle de processos.
Essa nova realidade está cada dia mais próxima e presente e, em poucos anos, poderemos ver inovações disruptivas se concretizando nas estradas. Por esse motivo, existe hoje uma exigência por processos e peças mais precisos e complexos na indústria automotiva.
Esse cenário causa uma transformação no padrão de qualidade dos fornecedores do setor. Por isso, a LEAX desenvolve seus processos internos de modo contínuo e se mostra preparada para fornecer diferentes tipos de soluções, das mais simples às mais avançadas, conforme a necessidade.
Estamos marcando passo com as principais tendências da indústria automobilística e desejamos produzir componentes e subsistemas avançados para os clientes mais exigentes, prezando pela eficiência e qualidade.
Conheça melhor tudo que a LEAX do Brasil pode fazer por você!
Deixar um comentário