Quer saber como funciona o limitador de torque e suas vantagens para o maquinário? Sendo assim, leia o post e saiba mais!

O limitador de torque, também chamado de limitador de sobrecarga mecânica, é um componente essencial para proteger as peças de um equipamento, evitando danos que podem ocorrer por sobrecarga.

Neste post, você vai entender melhor como funciona esse dispositivo e de que maneira atua com o eixo cardan para proporcionar maior segurança e conforto ao motorista.

O que é limitador de torque?

O limitador de torque mecânico é também chamado de limitador de sobrecarga mecânica. Dessa forma, ele é utilizado em diferentes tipos de máquinas, como engrenagens, motores, redutores, esteiras e polias, para garantir proteção dos componentes caso sofram sobrecarga em virtude de um travamento, por exemplo.

Como o limitador de torque trabalha?

O limitador de torque funciona por meio de dois discos de fricção e um elemento intermediário, como uma roda dentada, ou polia. Por isso, o escorregamento entre esses elementos ocorre quando o toque ultrapassa a força normal de trabalho. Ao deslizar, o sistema evita que alguma peça seja danificada.

Esse aumento no torque é um fenômeno natural, e não significa necessariamente que o equipamento tem algum tipo de defeito. A sobrecarga pode ocorrer devido ao trabalho normal do equipamento ou à frequência de uso.  

Com o uso de um limitador de torque mecânico, evitam-se paradas indesejadas com as máquinas responsáveis pela linha de produção. Além disso, a empresa economiza com a manutenção corretivas de máquinas que quebraram por sobrecarga.

Quais os tipos?

Existem diferentes dispositivos que funcionam como limitadores de torque. Sendo assim, podemos destacar dois deles: por esferas e por atrito ou fricção.

No primeiro modelo, quando ocorre um torque que indica sobrecarga, as esferas se deslocam e desencadeiam o lado ligado ao motor do lado que está sendo movido. Dessa forma, a força adicional não será conduzida aos componentes.

Quando o limitador de torque mecânico é o modelo por fricção ou atrito, o componente que se liga ao motor (como uma engrenagem, polia ou roda dentada) como que desliza e escorrega, evitando que a força seja transmitida em caso de sobrecarga.

Em ambos os casos, o limite de torque é ajustável, evitando danos aos componentes do equipamento.

Qual a importância do limitador de torque para o eixo cardan?

O eixo cardan é um dispositivo responsável por transmitir a energia do para outro componentes, como um diferencial nas rodas. Seus componentes permitem que essa força seja conduzida mesmo quando há diferenças de ângulo. Por exemplo, a energia giratória do motor pode ser conduzida para as rodas.

Falhas no eixo cardan podem surgir quando há sobrecargas. Seus componentes podem sofrer desgastes, gerando ruídos, folgas ou vibrações.

O limitador de torque evita que sobrecargas sejam despejadas no eixo, evitando que este e outros componentes sofram danos. Dessa forma, o dispositivo é útil para diversas peças do sistema.

O limitador de torque é um importante dispositivo que garante maior segurança e promove a integridade das peças do equipamento, como é o caso do eixo cardan.

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