O eixo cardan tem um funcionamento discreto, porém, fundamental em diversos veículos. Entenda como se deu a evolução do componente.
Ao longo dos anos, a indústria automotiva passou por diversas revoluções que impulsionaram a montagem de veículos, trazendo recursos que hoje são indispensáveis para uma máquina no mínimo funcional. Desde a invenção da roda, foram muitas inovações para chegarmos aonde estamos. Um desses avanços marcantes foi a invenção do eixo cardan.
Pensando na grande relevância desse componente na indústria automotiva, vamos entender melhor seu funcionamento, suas aplicações e a importância do eixo cardan na indústria moderna.
O que é o eixo cardan e como funciona?
O eixo cardan tem a função básica de transmitir a energia do motor para as rodas do veículo, por meio do eixo diferencial. O mecanismo permite que essa transmissão ocorra mesmo em terrenos irregulares ou que haja diferentes ângulos ou vibrações.
Para que isso seja possível, existem nas extremidades do eixo cardan juntas universais, que são formadas principalmente por cruzetas. A peça transmite a força do motor mesmo com diferença de ângulo. Essa cruzeta é ligada ao cardan por meio de garfos e flanges.
O eixo cardan é uma tecnologia implementada em veículos de pequeno, médio e grande portes, bem como em aplicações industriais. Entre os principais exemplos, temos:
- veículos 4×4, que transmitem a força do motor para as rodas traseiras;
- motocicletas, em substituição da corrente;
- veículos pesados, como caminhões e ônibus, que podem usar mais de um eixo cardan;
- máquinas agrícolas;
- máquinas industriais;
- indústria naval em motores de navegação e equipamentos de extração.
Qual a história do eixo cardan?
O eixo cardan tem seu nome originado do matemático Geronimo Cardano, um dos principais divulgadores da junta universal, ou a cruzeta, que dá a base de funcionamento ao mecanismo. Em 1557, ele descreveu em um projeto uma junta formada por pinos que se uniam em um ângulo de 90 graus.
Em 1663, foi a vez do físico inglês Robert Hooke desenvolver uma junta articulada que poderia efetuar diferentes movimentos. Cardano e Hooke são considerados os pais desse mecanismo que deu origem ao eixo cardan — apesar de haver alguns registros datados do segundo século antes de Cristo que esboçaram juntas bem semelhantes à cruzeta.
Apesar da sua invenção lá no século 16, foi somente em 1898 que o francês Louis Renault defendeu a ideia de usar o eixo cardan para transmitir a força para as rodas. Por isso, a partir do início do século 20 já era possível observar diferentes fabricantes europeus produzindo seus cardans.
De lá para cá, a tecnologia foi avançando e novos mecanismos foram incorporados à junta universal e ao eixo de transmissão para dar maior eficiência ao projeto. Dessa maneira, alguns desses incrementos foram a inserção de luvas e ponteiras deslizantes, além de materiais que aumentaram a resistência do material.
Qual seu impacto na montagem de veículos na história da indústria automotiva?
O eixo cardan é um mecanismo que levou centenas de anos para ser aperfeiçoado. Por isso, ele representou um avanço muito significativo na montagem de carros e na indústria como um todo. Dessa forma, apesar de funcionar de modo invisível, sem nem mesmo nos apercebermos de sua presença, ele continua sendo aperfeiçoado e é indispensável em veículos de todos os portes.
Para que seu funcionamento seja satisfatório, é essencial que seja de qualidade. Ou seja, produzido dentro de normas internacionais de controle para evitar falhas que poderiam comprometer a segurança dos usuários. Também, deve estar em perfeitas condições para fornecer mais estabilidade e segurança.
A LEAX do Brasil, pertencente ao Grupo LEAX, é especialista na produção do eixo cardan e já trabalha para algumas das maiores marcas mundiais de veículos de grande, médio e pequeno porte. Sendo assim, somos parceiros do setor automotivo por desenvolver e oferecer terceirização de processos e produção de peças, fabricadas também aqui no Brasil
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