O sistema de transmissão tem a função básica de conduzir a energia do motor para as rodas. Então, entenda melhor como funciona!

Ter um conhecimento aprofundado de como funciona o sistema de transmissão do veículo é fundamental para garantir uma manutenção adequada. Esse conjunto de componentes é fundamental para o funcionamento do carro, ou seja, sem ele, o veículo não sai do lugar.

Por isso, neste artigo, vamos detalhar como o sistema de transmissão funciona e qual a importância de contar com peças de qualidade.

Para que serve o sistema de transmissão do veículo?

A função básica do sistema de transmissão é conduzir a energia gerada pelo motor até as rodas. Além disso, ele consegue ajustar o torque, ou seja,o nível de força que será exercida nas rodas por meio da troca de marchas.

Quais peças compõem o sistema de transmissão?

Para  o bom funcionamento do sistema de transmissão, quatro componentes principais atuam em conjunto para garantir o máximo de desempenho:

Embreagem

Esse componente é responsável por conectar o motor às rodas do carro. Dessa forma, é por meio dele que o motorista consegue trocar as marchas e assim regula a intensidade do torque que será exercida nas rodas.

O sistema de embreagem consiste basicamente em dois discos pressionados um contra o outro — um fica ligado ao motor, e o outro aos componentes que levam o movimento às rodas. Sendo assim, ao acionar a embreagem, esses discos se afastam, interrompendo o torque do motor e permitindo a troca da marca. Por isso, dependendo da marcha selecionada, o torque será mais forte (na primeira marcha) ou mais fraco (na quinta marcha).

Conversor de torque

Esse componente é utilizado em carros com transmissão automática, substituindo a embreagem. Consiste em um sensor que desconecta o motor do câmbio quando o carro não está em movimento.

Caixa de câmbio

Essa caixa abriga engrenagens e polias que ajustam as marchas do veículo. Sua função básica é alterar a relação entre velocidade e torque conduzido às rodas. Em velocidades menores, o torque é maior.

Diferencial

Esse conjunto de peças complexo é formado por diversas engrenagens que trabalham juntas para dividir a potência do motor entre as rodas. Além disso, permite que as rodas possam girar em velocidades diferentes, mesmo em curvas.

Esse ajuste diferencial é muito importante. Considere o seguinte: se o carro faz uma curva para a direita, o ângulo que a roda esquerda terá que percorrer é maior do que o lado direito. Sem o diferencial, o carro perderia a estabilidade.

Semieixo e eixo cardan

O semieixo é uma barra de metal que liga o diferencial à roda. Em carros com tração dianteira, existem dois semieixos homocinéticos, um ligado em cada roda. Quando a tração é traseira e o motor fica na frente, usa-se o eixo cardan, que se conecta entre o diferencial e o câmbio.

Como o sistema de transmissão funciona?

Quando ligamos o carro e a marcha está no ponto morto, não existe transmissão de força do motor para as rodas. Então, o motorista pisa no pedal de embreagem e seleciona a primeira marcha, com o torque mais forte. O tamanho da engrenagem na caixa de câmbio é que determina o torque, sendo a maior, a mais forte. Então o diferencial lente em jogo para dividir a força do motor entre as rodas.

Qual a importância de contar com peças de alta precisão?

Como você pode perceber, todos os componentes mecânicos trabalham com transferência de força e estão interconectados. Se um deles estiver desgastado ou apresentar falhas, isso vai prejudicar outros componentes do sistema, prejudicando o desempenho do carro como um todo.

Por isso, essas peças do sistema de transmissão devem ser precisas e resistentes, diversos problemas poderão ser percebidos, como marcha arranhando ou escapando, dificuldade para engatar a marcha, embreagem alta ou dificuldade para subir ladeiras.

A Leax do Brasil é uma das maiores fornecedoras de peças por linhas de montagem de veículos, produzindo componentes de alta precisão e qualidade. Sendo assim, conheça melhor tudo que a Leax do Brasil pode fazer!